Join now
Log in Join

Chet Baker by Nico Santana

Hosted by the Consul of the São Paulo Deep Jazz Group
Culture & Entertainment
Event Cover Photo
Took place 1 week 6 days ago
Thu 09 Nov 21:00 - 23:30

Ready to Join?

Jazz Standards by Chet Baker interpreted by the pianist and singer Nico Resende.

Details bellow (portuguese):
O pianista e cantor Nico Rezende vem pela primeira vez ao JazzB homenagear o cantor e trompetista norte-americano Chet Baker, show que apresenta no mesmo mês no Blue Note Rio. Nesta noite, estará ao lado dos virtuosos músicos Guilherme Dias Gomes (trompete), Fernando Clark (guitarra), Sergio Barrozo (contrabaixo) e André Tandeta (bateria).
Nico canta 17 músicas do repertório de Chet Baker com voz cujo timbre remete ao canto do trompetista. Em que pesem as semelhanças, Nico jamais imita ou tenta clonar o canto de Baker. Nico Rezende canta Chet Baker é, em essência, um tributo ao grande cantor de voz pequena e ao trompetista de sopro exato, e não uma reprodução das sessões de gravação de Baker. Inclusive porque, em se tratando do jazz de Baker, a voz é um instrumento que se afina e que se integra com os demais instrumentos

Contudo, como pianista do quinteto, é como se Nico atuasse no (também fundamental) papel que, nas apresentações de Baker, coube quase sempre a Russ Freeman Protected content Protected content , pianista norte-americano que transitava pelo cool jazz quando tocava no grupo de Baker, que o contratou ainda na década de Protected content , quando o trompetista começou a liderar o próprio quarteto, sem Gerry Mulligan.

A vasta experiência profissional de cada um dos músicos e a sintonia existente entre eles faz com que o quinteto improvise sem jogar nota fora e sem excessos, como convém a um tributo a Chet Baker. Como Baker cantava e tocava de forma mais íntima, na contramão do estilo esfuziante do bebop (corrente do jazz que estava no auge durante o apogeu do trompetista), era natural que o repertório do artista contivesse muitas baladas do quilate de ‘I fall in love too easily’ (Jule Styne e Sammy Cahn, Protected content .

Com Nico Rezende (piano e voz), Guilherme Dias Gomes (trompete), Fernando Clark (guitarra), Sergio Barrozo (contrabaixo) e André Tandeta (bateria).